André Luiz Leite - Bairro Schiavon – Atualmente desempenha a função de vice coordenador da FEMAC e contribui na entidade por aproximadamente 12 anos.
FEMAC 25 anos - Como conheceu a FEMAC e porque atuou no movimento.
André Luiz Leite - A partir do momento que comecei a atuar na associação de moradores do bairro Schiavon em 2006. Através das participações nas reuniões conheci a FEMAC e passei a gostar da entidade e apoiar.
FEMAC 25 anos - Saberia nos informar qual era a realidade do movimento comunitário antes da criação da FEMAC e o que aconteceu com o movimento depois da sua criação?
André Luiz Leite – Apesar de gostar do movimento e de somar com meus colegas, sou ainda um aprendiz, aprendo com eles em todas as reuniões que temos. Penso que as associações antes da criação da FEMAC, agiam sem direção, mas quando uniram e fundaram essa entidade que eu respeito e admiro, começaram a agir com mais qualidade e de maneira certa.
FEMAC 25 anos - E sobre os Bairros: sabe nos informar a realidade dos bairros/ do seu bairro/ da sua região antes da FEMAC e o que aconteceu após a criação da FEMAC ou em função da atuação do movimento comunitário nos bairros e consequentemente na cidade?
André Luiz Leite - Penso eu que estávamos da mesma forma. Foram criadas, mas não tinham o apoio de nenhum poder, nem executivo ou legislativo, mas a partir do momento que a FEMAC foi criada para somar junto com as associações, a situação mudou. Passaram a ver as entidades com outros olhos.
FEMAC 25 anos - É competência estatutária da FEMAC contribuir com a organização/formação e capacitação de dirigentes comunitários. A FEMAC realizou muitos eventos e atividades desta natureza. Pode enumerar alguns eventos realizados ao longo dos 25 anos que marcaram a trajetória da FEMAC e por quê?
André Luiz Leite – Com base em Organização, formação e capacitação eu acredito. Ao chamarmos os diretores, presidentes e presidentas dos bairros e distritos de Ubá, estamos fazendo e praticando essas ações, pois é o nosso dever. Eu participei de vários encontros e cursos de capacitação através da FEMAC. Não me lembro das datas, mas participei de cursos nas Escolas Coronel Camillo Soares, Escola do Eldorado, APAE e de varias conferencias de saúde no CAIC.
FEMAC 25 anos - Nesta linha de eventos o Fórum Social Cristão foi importante para o movimento, por quê?
André Luiz Leite – O Fórum Social cristão aumentou ainda mais a força, união e o conhecimento das nossas associações e a entidade.
FEMAC 25 anos - A FEMAC desenvolveu muitas parcerias ao longo de sua existência com sindicatos, igrejas, associações e órgãos públicos. Pode falar de alguma destas parcerias: importância e resultados?
André Luiz Leite – Em relação a parcerias, se pararmos para pensar, a partir do momento que ingressamos na FEMAC, já somos parceiros de todos.
Mas atualmente temos parceiros como Legislativo e Executivo que nos auxiliam nessa árdua jornada. Agradeço muito a Deus por isso.
FEMAC 25 anos - A FEMAC teve também muitos apoiadores ao longo da história de 25 anos. Um importante apoiador foi o Dr Antônio da Paixão Carneiro, presidente do Sindicato Rural de Ubá. Sabe nos falar sobre as lutas deste período e a importância desta personalidade para a FEMAC.
André Luiz Leite – Membros da FEMAC comentam sobre todos que contribuíram para chegarmos a essa longa data comemorativa. Não excluindo os méritos de todos que foram importantes nesses longos anos para a entidade, mas ao comentar da Irmã Marisa e Pe. Sebastião estou falando por todos que contribuíram com a entidade.
FEMAC 25 anos - A Logomarca da FEMAC é constituída de um triângulo com as palavras: na base CIDADANIA, de um lado NEGOCIAÇÃO e de outro lado MOBILIZAÇÃO. Pode nos falar sobre o significado desta logomarca. E qual lado deste tripé foi mais destacado ao longo destes 25 anos na sua percepção. E se este tripé ainda atende as necessidades do movimento.
André Luiz Leite – Na minha humilde opinião, todas as bases deste tripé foram sempre bem lembradas ao longo desses 25 anos de jornada da FEMAC. Mobilização é nossa pratica ativa de nos reunir e nos prepararmos para algo.
Negociação é ter o bom senso de sempre lembrar que estamos negociando para o coletivo e não para o individual.
E por ultimo a cidadania que é a prática dos direitos e deveres do nosso povo. O conjunto desses três tópicos, em harmonia, foi o alicerce para que a FEMAC continuasse firme e forte durante esses 25 anos.
FEMAC 25 anos - A FEMAC e a sua ação institucional - Desde a sua fundação a FEMAC tem uma participação muito efetiva nos conselhos de políticas públicas. Como era antes da FEMAC e o que mudou. Quais foram os avanços ao longo destes 25 anos de atuação nos conselhos.
André Luiz Leite – Antes da FEMAC as associações mesmo regularizadas não tinham tanto valor e voz, mediante os poderes do nosso lado seja executivo ou legislativo, sempre esperamos uma parceria boa.
FEMAC 25 anos - A FEMAC e Poder Executivo - Como foi à relação nestes 25 anos? Na sua vivência quais foram os momentos de maior tensão e por quê? Quais foram os fatos e momentos convergentes e por quê? Qual o aprendizado para o movimento comunitário?
André Luiz Leite – A maior tensão que ocorreu entre a FEMAC e o Poder Executivo, em minha opinião, foi o começo de reuniões com o intuito de acrescentar o esgoto na cobrança da água, mas queriam cobrar sem ao menos começarem a obra. Tivemos que lutar pelos nossos direitos.
FEMAC 25 anos - Poder Legislativo - Como foi a relação nestes 25 anos? Na sua vivência quais foram os momentos de maior tensão e por quê? Quais foram os fatos e momentos convergentes e por quê? Qual o aprendizado para o movimento comunitário?
André Luiz Leite – A maior tensão que eu me lembre, foi quando os próprios vereadores entraram com um pedido para aumentar o quadro de vereadores na câmara. Novamente tivemos que gritar a favor do nosso povo.
FEMAC 25 anos - A sustentação financeira da FEMAC sempre foi um ponto de preocupação para os dirigentes, ao mesmo tempo, que as ações de arrecadação são também um ponto que une as lideranças. Pode nos falar sobre a prática da FEMAC no campo da arrecadação financeira ao longo dos seus 25 anos.
André Luiz Leite – Qualquer lugar que não tem recurso terá sempre um problema em sua parte financeira, seja na FEMAC, ou nas Associações de Moradores. Sempre temos que contar com diretores da FEMAC, presidentes de bairros e Parceiros. Esperamos sempre ter uma boa relação com todos.
FEMAC 25 anos - Nos últimos anos a FEMAC passou a receber subvenção pública pode nos falar deste tempo?
André Luiz Leite - É um valor risório que não paga por completo os compromissos da entidade. Mas completamos com a ajuda de nossos diretores da FEMAC e presidentes, que nos auxiliam nas festas em que participamos com trabalho árduo.
FEMAC 25 anos - A FEMAC é uma entidade plural onde já conviveram as mais diversas correntes políticas e religiosas da cidade. Pode nos falar sobre a prática ecumênica e democrática no interior da FEMAC nestes 25 anos? Seus desafios e avanços.
André Luiz Leite - Em minha opinião, pelo lado da religião, sempre fomos ecumênicos, porque respeitamos todas as religiões e posições políticas de todos. Só não podemos misturar, pois sempre deixamos muito claro que somos um movimento apartidário.
FEMAC 25 anos - Em função de que a FEMAC se viu dividida internamente ao longo dos últimos 25 anos? Como a FEMAC trabalhou as suas divisões internas ao longo dos seus 25 anos?
André Luiz Leite - Não chamo de divisão, mas ao longo da caminhada, alguns colegas cansaram e ficaram pelas estradas. Mas com muito equilíbrio e respeito às opiniões caminhamos sempre para frente.
FEMAC 25 anos - A FEMAC foi ao longo dos últimos 25 anos uma grande articuladora de trabalho voluntário em prol de causas coletivas. (saúde, educação, saneamento, segurança etc.) Pode nos falar deste potencial mobilizador da FEMAC neste período de existência da entidade? Quais os atuais desafios. Quais as estratégias que o movimento comunitário utiliza hoje para mobilizar voluntários? Quais são os temas que a FEMAC prioriza hoje?
André Luiz Leite – Penso que não basta termos só o trabalho voluntário, mas de todos nós empenhados a uma só causa. FEMAC, Presidentes e presidentas, poderes executivo e legislativo, sendo parceiros em prol da nossa população.
FEMAC 25 anos - Como você vê a FEMAC nos próximos 25 anos? O que a FEMAC estará fazendo daqui a 25 anos e como?
André Luiz Leite - O futuro que vejo daqui a 25 anos é o mesmo do presente, sempre em luta a favor de nosso povo, porque a luta é constante.