Edmar Pereira Lopes - Professor – Analista Educacional - Foi presidente do Sind-UTE/Ubá e apoiador da FEMAC, com destaque para as ações de Educação de Jovens e Adultos. Implantou uma sala de educação de jovens e adultos no Lixão de Ubá para atender aos catadores de Papel e Papelão que estavam criando uma associação – RECICLAU.
FEMAC 25 anos - Como conheceu a FEMAC e porque atuou no movimento.
Edmar Pereira Lopes - Eu era o presidente do SIND-UTE subsede de Ubá e fizemos parcerias motivadas por Cláudio Ponciano, Dr. Antônio da Paixão Carneiro do Sindicato Rural e outros. Também criamos a AEJA (Associação dos Educadores de Jovens e Adultos de Ubá e Região dentro do Congresso da FEMAC em 1999) dentro da E.E. Dr. Levindo Coelho. José Lício foi eleito presidente e Cláudio Ponciano assessor.
FEMAC 25 anos - Saberia nos informar qual era a realidade do movimento comunitário antes da criação da FEMAC e o que aconteceu com o movimento depois da sua criação?
Edmar Pereira Lopes – Com a FEMAC houve um salto na formação política das lideranças e unificação.
FEMAC 25 anos - E sobre os Bairros: sabe nos informar a realidade dos bairros/ do seu bairro/ da sua região antes da FEMAC e o que aconteceu após a criação da FEMAC ou em função da atuação do movimento comunitário nos bairros e consequentemente na cidade?
Edmar Pereira Lopes - A FEMAC foi imprescindível inclusive na implementação do Orçamento Participativo.
FEMAC 25 anos - É competência estatutária da FEMAC contribuir com a organização/formação e capacitação de dirigentes comunitários. A FEMAC realizou muitos eventos e atividades desta natureza. Pode enumerar alguns eventos realizados ao longo dos 25 anos que marcaram a trajetória da FEMAC e por quê?
Edmar Pereira Lopes - Os congressos da FEMAC já tinham conteúdo formativo. O apoio da FEMAC no Fórum Social Cristão, Encontros de Formação sobre Ética e Cidadania (CAIC) e muitos outros.
FEMAC 25 anos - Nesta linha de eventos o Fórum Social Cristão foi importante para o movimento e por quê?
Edmar Pereira Lopes - Olha só, citei o Fórum Social Cristão antes de ter lido este item. Foi marcante e profundo para entender o Mundo e o Brasil numa perspectiva humanística, não apenas desenvolvimentista.
FEMAC 25 anos - A FEMAC desenvolveu muitas parcerias ao longo de sua existência com sindicatos, igrejas, associações e órgãos públicos. Pode falar de alguma destas parcerias: importância e resultados?
Edmar Pereira Lopes - Pastoral Operária, Sind-UTE, Sindicato dos Marceneiros, Movimentos Religiosos, Pastoral da Juventude, etc. Mandato do Vereador Cláudio Ponciano.
FEMAC 25 anos - A FEMAC teve também muitos apoiadores ao longo da história de 25 anos. Um importante apoiador foi o Dr Antônio da Paixão Carneiro, presidente do Sindicato Rural de Ubá. Sabe nos falar sobre as lutas deste período e a importância desta personalidade para a FEMAC.
Edmar Pereira Lopes - Olha que coincidência... novamente... Citei o nosso querido Toninho cabamundo no item anterior.
FEMAC 25 anos - A Logomarca da FEMAC é constituída de um triângulo com as palavras: na base CIDADANIA, de um lado NEGOCIAÇÃO e de outro lado MOBILIZAÇÃO. Pode nos falar sobre o significado desta logomarca. E qual lado deste tripé foi mais destacado ao longo destes 25 anos na sua percepção. E se este tripé ainda atende as necessidades do movimento.
Edmar Pereira Lopes - Penso que os 3 se conjugaram o tempo todo numa interação indispensável.
FEMAC 25 anos - A FEMAC e a sua ação institucional - Desde a sua fundação a FEMAC tem uma participação muito efetiva nos conselhos de políticas públicas. Como era antes da FEMAC e o que mudou. Quais foram os avanços ao longo destes 25 anos de atuação nos conselhos.
Edmar Pereira Lopes – Citei o caso do processo complexo e desafiador do orçamento participativo, conselhos sociais, etc.
FEMAC 25 anos - A FEMAC e Poder Executivo - Como foi à relação nestes 25 anos? Na sua vivência quais foram os momentos de maior tensão e por quê? Quais foram os fatos e momentos convergentes e por quê? Qual o aprendizado para o movimento comunitário?
Edmar Pereira Lopes - Quando o poder executivo não tem uma prática e uma visão democrática e participativa é necessário que surja a antítese e o conflito.
FEMAC 25 anos - Poder Legislativo - Como foi a relação nestes 25 anos? Na sua vivência quais foram os momentos de maior tensão e por quê? Quais foram os fatos e momentos convergentes e por quê? Qual o aprendizado para o movimento comunitário?
Edmar Pereira Lopes - A luta pela saúde em Ubá (1998-2001), a luta pela água e esgoto sanitário. Enfretamento de prefeitos mentirosos e de direita.
FEMAC 25 anos - A sustentação financeira da FEMAC sempre foi um ponto de preocupação para os dirigentes, ao mesmo tempo, que as ações de arrecadação são também um ponto que une as lideranças. Pode nos falar sobre a prática da FEMAC no campo da arrecadação financeira ao longo dos seus 25 anos.
Edmar Pereira Lopes - Sei apenas que a participação em eventos do Horto Florestal deu importante aporte financeiro.
FEMAC 25 anos - A FEMAC é uma entidade plural onde já conviveram as mais diversas correntes políticas e religiosas da cidade. Pode nos falar sobre a prática ecumênica e democrática no interior da FEMAC nestes 25 anos? Seus desafios e avanços.
Edmar Pereira Lopes - Inspirado pelo CEBI e por suas lideranças sempre percebi o diálogo, diversidade e tolerância religiosa. Como FEMAC não é Igreja não precisamos tratar de ecumenismo.
FEMAC 25 anos - Em função de que a FEMAC se viu dividida internamente ao longo dos últimos 25 anos? Como a FEMAC trabalhou as suas divisões internas ao longo dos seus 25 anos?
Edmar Pereira Lopes - Sempre vi abertura e tolerância.
FEMAC 25 anos - A FEMAC foi ao longo dos últimos 25 anos uma grande articuladora de trabalho voluntário em prol de causas coletivas. (saúde, educação, saneamento, segurança etc.) Pode nos falar deste potencial mobilizador da FEMAC neste período de existência da entidade? Quais os atuais desafios. Quais as estratégias que o movimento comunitário utiliza hoje para mobilizar voluntários? Quais são os temas que a FEMAC prioriza hoje?
Edmar Pereira Lopes - Particularmente, estamos buscando uma importante parceria com a FEMAC para o Programa de Rede Inter setorial pela Paz nas Escolas. Conforme o desenho em anexo. Quero aproveitar este momento para reforçar este convite. Também quero oferecer alguns cursos de formação para cidadãos e famílias.
FEMAC 25 anos - Como você vê a FEMAC nos próximos 25 anos? O que a FEMAC estará fazendo daqui a 25 anos e como?
Edmar Pereira Lopes Penso que a FEMAC é extremamente necessária, imprescindível neste momento de CRISE profunda e complexa. Quero voltar a militar na FEMAC.